fraudes online

Segurança de site e e-commerce

Fraudes online: como evitar o problema e aumentar as vendas

17 jan , 2019  

Existem diversas estratégias que ajudam a alavancar as vendas de uma loja virtual, como pensar na logística, nos valores dos produtos e frete, investimentos em marketing, entre outros. Mas você já parou para pensar que a segurança também é importante? O cuidado com fraudes online é essencial para o sucesso do e-commerce e, consequentemente, aumento dos lucros.

Dicas para prevenir fraudes online no seu e-commerce

Confira abaixo 3 dicas para evitar golpes e se livrar de prejuízos!

Entre em contato com o cliente

Para garantir maior segurança na operação, sempre entre em contato com o cliente. Se o relato for de que ele mesmo realizou o pedido, explique que a ligação aconteceu porque o seu comportamento de compra fugiu do habitual, provocando um certo receio para aprová-lo.

Exija senhas fortes

É indispensável exigir que a senha tenha no mínimo seis caracteres, alternando o uso de números com símbolos. Dessa forma, quanto maior e mais complexa for a senha, mais difícil vai ser para os cibercriminosos invadirem o e-commerce.

Consulte o CPF cadastrado

Consultar a documentação e número do CPF do cliente é outra boa estratégia para evitar fraudes online. Assim, você confere se o nome do usuário que realizou a compra corresponde ao CPF cadastrado no site.

Invista em sistemas de segurança

Provavelmente você já reparou que em determinados sites aparece um cadeado acompanhado da palavra HTTPS na barra de navegação. Eles indicam que a página possui um Certificado Digital SSL instalado (Secure Socket Layer).

Esse certificado garante que as informações pessoais disponibilizadas pelo cliente (como e-mail, endereço ou dados bancários) sejam criptografadas e conta com modalidades diferentes, que devem ser usadas de acordo com a necessidade do seu negócio.

Ele é muito importante para a credibilidade do e-commerce, já que os consumidores o reconhecem como um ambiente seguro, o que ajuda a aumentar as chances de concluírem a compra. Aproveite para aprender também como mostrar ao consumidor que seu e-commerce é de confiança.

Leia também:

Soluções pagas e gratuitas para aprimorar seu e-commerce

Como passar segurança para o consumidor comprar no e-commerce?

Datas do varejo: como aproveitar e proteger seu site nesses períodos

, , ,