golpes no facebook

Dicas de segurança na internet

Golpes no Facebook: como identificar e se proteger de promoções falsas

11 jan , 2018  

Aproveitar promoções na internet pode te colocar em contato com boas e verdadeiras ofertas e o Facebook é um canal onde as marcas podem comunicá-las a seus clientes.

Apesar disso, é preciso ter cuidado na hora de aderir a uma promoção para garantir que a oferta é real e anunciada por uma fanpage oficial da marca.

Algumas pessoas mal-intencionadas podem usar esses canais de comunicação para confundir o consumidor, se passando por marcas reconhecidas e criando promoções falsas. Este tipo de anúncio é prejudicial para clientes, que são vítimas da falsa promoção, e também as marcas oficiais, que têm seus nomes utilizados para uma ação ilegal.

Para se proteger de golpes no Facebook evitando cair promoções falsas e comprar com segurança, é recomendado se atentar aos fatores que listamos a seguir.

 

Página oficial ou cópia?

Qualquer pessoa que tenha criado uma fanpage no Facebook pode ativar uma promoção dentro canal. Esse entendimento é muito importante, pois significa que alguém que crie uma página falsa com nome e identidade visual semelhantes ao de alguma marca também poderá criar um anúncio na rede social.

Por outro lado, antes mesmo de clicar no site, você pode abrir a página do anunciante e checar se ela é ou não um canal oficial. Algumas formas de fazer isso são:

 

1) Faça uma busca pela marca e veja quantas curtidas a página possui

De forma geral, páginas oficiais costumam ter muitas curtidas – mais que uma página falsa.

 

2) Procure se há uma validação na página

Se ainda estiver em dúvida, você pode clicar na página e verificar se ela possui uma validação, em azul, ao lado do nome da página.

página oficial facebook

Mas, fique atento a outros detalhes, já que essa validação é feita apenas em fanpages de marcas maiores e reconhecidas pelo público.

 

É o site oficial?

Se você chegou a acessar o site para onde a publicidade no Facebook é direcionada, também poderá checar se o site é ou não verdadeiro.

Um ponto importante é observar o texto da URL do site para ver se a grafia está correta e se as palavras correspondem à do site oficial. Além disso, procure indicativos de segurança como o uso do SSL (HTTPS) e também se a página possui o selo Site Blindado.

Se estiver em dúvida se o selo é original, procure por ele no canal Verifique. A Site Blindado irá retornar a informação sobre a veracidade do selo.

 

Valor do produto ofertado

Promoções falsas em geral costumam ser sedutoras também. A ideia é que a vítima haja por impulso para não perder a promoção “fantástica” anunciada.

Os valores dos produtos, em uma promoção falsa, tendem a ser muito mais baratos que a média de outros sites do varejo. Os valores chegam a bater muito os preços de lojas oficiais e da fabricante. Por isso, desconfie desse tipo de oferta para não correr risco de perder seu dinheiro e não receber o produto.

 

Seguindo estas dicas, você poderá aproveitar as promoções do Facebook apenas de páginas oficiais das marcas e sem risco de ser vítima de um golpe.

 

Leia também:

8 sinais de que você precisa de ajuda para comprar com segurança

24 dicas para manter sua segurança na internet 

Como identificar uma loja virtual segura?

 

,