Segurança de site e e-commerce
Desde janeiro deste ano, o Google Chrome passou a indicar os sites não seguros para os usuários, ou seja, todas as URLs de acesso cuja comunicação não esteja criptografada.
A indicação dos sites não seguros aparece da seguinte forma para os usuários:
Se o seu site não possui criptografia SSL, isso significa que a marcação de “não seguro” ficará na barra de navegação e o cliente irá vê-la sempre que acessar o endereço de sua loja pelo navegador Google Chrome. Obviamente, a percepção de que sua loja é insegura pode impactar as vendas, desestimulando alguns clientes a comprarem com você.
Para garantir uma navegação segura, é importante criptografar as informações trocadas em seu site. Isso indica a necessidade de contratar uma solução em SSL (Secure Socket Layer) que irá embaralhar os dados armazenados, como nome, endereço e dados bancários de seus clientes evitando que terceiros tenham qualquer tipo de acesso a elas. Essa medida é uma forma de garantir que se alguém mal-intencionado consiga interceptar as informações, elas serão incompreensíveis para a leitura, sendo necessário quebrar uma chave de segurança para acessá-las.
A criptografia é uma das medidas mais básicas de proteção e imprescindível para as lojas virtuais, já que transacionam informações muito sensíveis do negócio e clientes. Sem ela, caso alguém invada o site, essa pessoa poderá consultar todas as informações sem dificuldade, podendo causar prejuízos para o e-commerce e todos os clientes cujos dados foram obtidos.
Para evitar a propagação destes crimes e proteger os internautas, o Google passou a mostrar a identificação de site “Não Seguro” no Chrome justamente para que as pessoas tomem mais cuidado com o endereço onde estão navegando e conheçam os riscos de fornecer suas informações ali. Ao criptografar o site, por meio do SSL, a indicação sobre o site é modificada para “Seguro” e passa a aparecer assim:
Caso queira saber mais sobre o funcionamento do SSL ou solicitar uma cotação para sua empresa, solicite um contato da Site Blindado!
Leia também:
Principais motivos para aquisição do certificado SSL
Por que o SSL EV ajuda o cliente a identificar a legitimidade do seu site?
SSL e SEO: Como a criptografia de dados auxilia no posicionamento de sites?