https

Segurança de site e e-commerce

Chrome não vai mais informar que sites HTTPS são seguros

11 set , 2018  

Se você é usuário do Google Chrome, irá perceber uma mudança no navegador em breve. Trata-se do anúncio feito recentemente pela empresa, que afirmou que não vai mais exibir em sua barra de endereço o cadeado verde e a palavra “Seguro” ao acessar páginas que utilizam HTTPS, que já virou padrão na internet.

Em outras palavras, os sites HTTP serão marcados como desprotegidos, mostrando um alerta vermelho com descrições como “Não seguro” e “Perigoso”. Já os endereços HTTPS passarão a mostrar somente um cadeado cinza discreto e, eventualmente, não serão mais indicados como seguros, deixando de exibir os avisos de segurança.

https

A justificativa do Google é de que a empresa acredita que o uso do certificado online se popularizou tanto que, atualmente, os usuários já esperam por uma internet segura por padrão. Sendo assim, eles serão avisados pelo Chrome somente quando surgir algum problema de segurança de um site inseguro.

Para que serve o HTTPS e quais são as desvantagens para os sites?

É importante lembrar que, quando um site possui HTTPS e cadeado de segurança, não significa que ele seja seguro, mas mostra que os dados trocados entre o usuário e a página serão criptografados, o que dificulta que alguém consiga interceptar as informações e, assim, garante mais segurança.

Porém, essa nova decisão pode impactar diretamente na credibilidade do site assim que o usuário o acessa, já que ele não será mais avisado de que a página é segura. Assim, as chances de perder visitas aumentam e, consequentemente, diminuem a possibilidade de novos negócios. Neste cenário, passa a ser essencial pensar em soluções de segurança eficientes, como a blindagem de sites.

Certificado SSL

Se você deseja apostar em uma proteção extra para o seu site e evitar que apareça o aviso de que ele é inseguro, necessita ter o protocolo HTTPS e, para isso, precisa fazer a instalação do Certificado SSL, que garante muito mais segurança para os dados que circulam na internet, contribuindo para mostrar maior integridade das informações.

Blindagem de sites

Além disso, já que o site não terá mais a credibilidade do cadeado verde do SSL, é importante também investir em outros serviços de segurança para mostrar que ele é seguro, tais como a blindagem de sites, em que são realizados diversos scans automatizados de segurança, que identificam as vulnerabilidades que oferecem risco ao seu negócio.

Quando todas as correções necessárias para proteger o site forem realizadas, o site ganha o direito de exibição do Selo Site Blindado, que atesta aos clientes que a loja identifica e corrige as vulnerabilidades, tornando a experiência de compra mais segura.

Você já conhece todos os serviços de segurança da Site Blindado? Entre em contato conosco e saiba mais!

,