Dicas de segurança na internet
A internet é uma grande facilitadora do cotidiano, atividades como comprar online, agendar consultas médicas, se comunicar com pessoas de longe, fazer reuniões de trabalho, estudar, usar internet banking ficou mais fácil e acessível.
Outra grande função é o acesso a praticamente todas as atividades bancárias, evitando filas ou ter que ir até a agência durante o horário comercial. Segundo pesquisa da FEBRABAN, mais da metade (52%) das transações bancárias feitas no Brasil em 2014 foram realizadas via internet e mobile banking. De 2013 a 2014, houve um crescimento de 8% do número de transferências, DOCs e TEDs e de 11% no pagamento de contas via internet banking. Juntos, esses serviços somam mais de 1,5 bilhão de transações.
Segundo pesquisa da Felaban (Federación Latinoamericana de Bancos), o Brasil é o país que mais utiliza internet banking entre os latino-americanos e um total de 20,3% da população brasileira acessa bancos online.
É seguro, desde que você tome as precauções necessárias e saiba os princípios básicos de segurança para inserir suas informações bancárias. Na sequência desse material apresentamos dicas de como se precaver e tomar cuidados para que a experiência com seu internet banking seja satisfatória.
Todos os bancos online precisam seguir normas internacionais de segurança. Um elemento básico que todas devem apresentar é o certificado digital SSL, que criptografa as informações que você insere no site. Não entendeu?
É como se os seus dados fossem envoltos em camadas, fechadas com cadeado, que só podem ser abertas com a chave que apenas o banco possui. Esse certificado também pode ser encontrado em lojas virtuais, por exemplo, e atestam que ela protege suas informações.
O principal problema de segurança com internet banking não são os bancos em si, mas a forma que você os acessa.
Calma, vamos explicar para você como saber se o site do banco é o oficial e também como proteger suas informações.
A segurança além de ser responsabilidade do site deve ser sua também.
1º passo: Você deve se certificar que seu celular ou computador não tem vírus ou algo que possa prejudicar e expor as suas informações, qualquer vulnerabilidade em seu dispositivo pode acabar deixando brechas para que seus dados sejam expostos e acessados por terceiros.
2º passo: Verifique se sua conexão é segura! Não acesse a internet por redes wifi sem código de segurança, em locais públicos, como shoppings e estabelecimentos, ou em lan houses onde vários tem acesso ao mesmo computador.
3º passo: Realize a navegação anônima, uma aba que não salve senhas automáticas ou registre suas informações no computador. Isso evita que seus dados fiquem automaticamente salvos no dispositivo e impede que outras pessoas que utilizem o computador posteriormente tenham acesso a elas.
Por possuírem os dados bancários e pessoais dos seus usuários os bancos são muito visados por pessoas mal-intencionadas, isso faz com que estes realizem ataquem ou tentem efetuá-los com mais frequência.
O famoso ataque phishing, que é uma clonagem da página exatamente igual a original, funciona da seguinte maneira: o mal-intencionado cria uma página idêntica ao site, mas com uma URL que tenha alguma diferença pequena, como uma letra a mais ou a menos.
Existem alguns meios de inibir o ataque phishing. Você como usuário pode verificar pela barra verde do navegador e também identificar se o site possui a criptografia de dados, que é o denominado certificado digital SSL EV.
Se você seguir algumas recomendações de segurança, sua experiência com o internet banking será positiva, permitindo que você realize transações, pagamentos e grande parte das atividades bancárias sem precisar ir até uma agência.
navegar na internet, segurança na internet