Dicas de segurança na internet
Com a facilidade oferecida pelo internet banking, hoje dificilmente os usuários precisam ir até uma agência bancária para fazer as transações, pagamentos e outras atividades rotineiras. Até mesmo quando falamos de ações mais complexas, como a solicitação de empréstimos, já é possível encontrar bancos que oferecem esse tipo de serviço por meio de aplicativo.
Por outro lado, a utilização desses serviços via internet acaba facilitando invasões e ataques cibernéticos por pessoas mal intencionadas. Isso, é claro, acontece quando não existem alguns cuidados no momento do acesso. Para te ajudar, a Site Blindado listou algumas precauções importantes que qualquer usuário deve ter ao acessar esse conteúdo via site ou aplicativo.
Vai acessar o internet banking pelo smartphone, tablet ou desktop? É preciso ter certeza de que o dispositivo possui um antivírus instalado e atualizado. Assim, você não corre o risco de que o aparelho esteja infectado com malwares. Além disso, você também precisa de um firewall para tornar o dispositivo ainda mais protegido.
O firewall é capaz de bloquear conteúdos maliciosos, avisar caso haja uma tentativa de invasão e reconhecer a origem do ataque. Vale dizer também que sua principal função é impedir que um usuário externo consiga ter acesso à sua rede.
Portanto, antes de entrar no site ou baixar o aplicativo, cheque o seu antivírus e faça as atualizações necessárias no firewall. Uma ação simples como essa pode evitar que você tenha vários problemas com o seu dispositivo.
Se vai utilizar a sua própria rede Wi-Fi ou de qualquer outro lugar que você confie, acesse tranquilamente. Porém, se está em um estabelecimento, locais públicos e, principalmente, em uma rede wireless coletiva e liberada é bom evitar o acesso ao internet banking. Isso porque você corre um grande risco de ter algum sistema ou dispositivo que esteja executando a rede e com isso poderá ter acesso às suas informações confidenciais.
Alguns casos bastante comuns são:
Os bancos, normalmente, dispõem de uma conexão segura justamente para evitar o vazamento dos dados pessoais e bancários de seus clientes. Para verificar se o site proporciona um tráfego de informações seguro, é preciso checar o SSL. Confira se no início da URL há o prefixo “https://” que certifica de que aquela página está sob um protocolo de navegação seguro, ou seja, criptografado.
Independentemente da identidade visual ou do quão parecido aquele site é com o que você costuma usar, fazer essa checagem é fundamental, já que alguns invasores se aproveitam da similaridade para criar páginas fakes e enganar os usuários. Além disso, é importantíssimo que se verifique se o endereço da página é o correto, uma vez que pessoas mal-intencionadas se aproveitam de erros pequenos de escrita para enganar pessoas desatentas.
Mesmo que você acesse o internet banking pelo seu smartphone ou notebook pessoais, nunca se esqueça de fazer o logout. Deixar senhas salvas, independentemente do dispositivo, é um grande erro de segurança.
Para evitar qualquer tipo de problema, é muito melhor que você sempre saia da sua conta quando terminar de fazer as operações que precisava. Assim, caso empreste o aparelho para alguém, sofra um assalto, perca os equipamentos, não corre o risco de que outra pessoa tenha acesso às suas informações..
Com esses cuidados é possível evitar vários problemas e manter todas as suas informações bancárias seguras. Entenda também se é seguro comprar nos apps de lojas virtuais e mantenha seus dados sempre protegidos para as transações na web!
internet banking, segurança na internet, sites seguros para comprar