mudanças do google

Segurança de site e e-commerce

Mudanças do Google que impactam sua loja virtual

24 ago , 2017  

Google implementou duas mudanças em seus algoritmos que podem afetar o posicionamento de sua loja nos buscadores. 

Essas mudanças afetam os sites que não estão responsivos para a plataforma mobile e também sites que não estejam criptografados, não apenas em páginas de cadastro e login, mas na home.

Abaixo explicamos cada uma destas mudanças do Google que as lojas deverão se atentar:

 

1) HTTPS na home

A segurança de um site está pesando cada vez mais nas decisões de rankeamento do Google.

Dessa forma, sites que possuem criptografia SSL (HTTPS) na home estão mais valorizados e ganhando posições melhores de exibição na busca. A intenção do Google é garantir uma boa experiência de segurança para os usuários.

Como isso impacta sua loja? Caso a home de sua loja já possua criptografia, isso significa que esse critério será usado a seu favor para desempate no ranking. Se houver um website similar ao seu e igualmente qualificado para a mesma posição que você, o uso do SSL em seu site poderá ser um benefício que colocará seu endereço antes do outro.

Como a maior parte dos internautas costumam dar mais atenção aos primeiros resultados, quanto antes seu site aparecer, melhor. Fora isso, o Google também está exibindo uma indicação de navegação não segura para sites que não utilizam o SSL. Assim, os clientes podem sentir desconfiança destes endereços inseguros e priorizar a compra exclusivamente em sites que investem em segurança.

 

2) Indexador exclusivo para mobile

O Google tem atualizado seu indexador mobile para que ele rankeie páginas responsivas com prioridade nos resultados de pesquisas feitas nesta plataforma.

Sendo assim, a intenção é que os usuários que fizerem buscas através de um tablet ou smartphone vejam antes resultados que sejam mais amigáveis para a plataforma que estão usando.

Como isso impacta sua loja? Com o crescimento contínuo do uso do mobile, torna-se cada vez mais urgente que os e-commerces comecem a melhorar a usabilidade de seus sites para a plataforma móvel.

Páginas responsivas ou até mobile first, se esse for o perfil majoritário de seu público, se tornam mais necessárias e a usabilidade deve ser facilitada. Otimize seu site para plataformas móveis e fique atento ao tempo de carregamento do site. Na parte de segurança, uma sugestão é habilitar a exibição do selo flutuante mobile para mostrar que seu e-commerce possui a Blindagem de Sites.

 

E aí, sua loja já está preparada para estas melhorias no Google?

 

Leia também:

Como funciona o SSL e por que sua empresa precisa dele?

SSL e SEO: Como a criptografia de dados auxilia no posicionamento de sites?

Por que o SSL EV ajuda o cliente a identificar a legitimidade do seu site?