Segurança de site e e-commerce
Google implementou duas mudanças em seus algoritmos que podem afetar o posicionamento de sua loja nos buscadores.
Essas mudanças afetam os sites que não estão responsivos para a plataforma mobile e também sites que não estejam criptografados, não apenas em páginas de cadastro e login, mas na home.
Abaixo explicamos cada uma destas mudanças do Google que as lojas deverão se atentar:
A segurança de um site está pesando cada vez mais nas decisões de rankeamento do Google.
Dessa forma, sites que possuem criptografia SSL (HTTPS) na home estão mais valorizados e ganhando posições melhores de exibição na busca. A intenção do Google é garantir uma boa experiência de segurança para os usuários.
Como isso impacta sua loja? Caso a home de sua loja já possua criptografia, isso significa que esse critério será usado a seu favor para desempate no ranking. Se houver um website similar ao seu e igualmente qualificado para a mesma posição que você, o uso do SSL em seu site poderá ser um benefício que colocará seu endereço antes do outro.
Como a maior parte dos internautas costumam dar mais atenção aos primeiros resultados, quanto antes seu site aparecer, melhor. Fora isso, o Google também está exibindo uma indicação de navegação não segura para sites que não utilizam o SSL. Assim, os clientes podem sentir desconfiança destes endereços inseguros e priorizar a compra exclusivamente em sites que investem em segurança.
O Google tem atualizado seu indexador mobile para que ele rankeie páginas responsivas com prioridade nos resultados de pesquisas feitas nesta plataforma.
Sendo assim, a intenção é que os usuários que fizerem buscas através de um tablet ou smartphone vejam antes resultados que sejam mais amigáveis para a plataforma que estão usando.
Como isso impacta sua loja? Com o crescimento contínuo do uso do mobile, torna-se cada vez mais urgente que os e-commerces comecem a melhorar a usabilidade de seus sites para a plataforma móvel.
Páginas responsivas ou até mobile first, se esse for o perfil majoritário de seu público, se tornam mais necessárias e a usabilidade deve ser facilitada. Otimize seu site para plataformas móveis e fique atento ao tempo de carregamento do site. Na parte de segurança, uma sugestão é habilitar a exibição do selo flutuante mobile para mostrar que seu e-commerce possui a Blindagem de Sites.
E aí, sua loja já está preparada para estas melhorias no Google?
Leia também:
Como funciona o SSL e por que sua empresa precisa dele?
SSL e SEO: Como a criptografia de dados auxilia no posicionamento de sites?