Dicas de segurança na internet
Já é de conhecimento geral sobre como as novas gerações, Y e Z, ou seja, nascidos após os anos 80 e 2000, respectivamente, possuem uma grande capacidade de adaptação com as novas tecnologias, em especial no uso da internet.
Parte dos nascidos na geração Y e toda a geração Z vieram ao mundo com a internet já inserida em nosso dia a dia, de forma que são considerados “nativos digitais”. Muitas vezes, eles demonstram uma facilidade enorme em aprender a utilizar um novo gadget ou aplicativo, o que passa a impressão de que os jovens já sabem de tudo que há para se conhecer sobre a internet.
Na verdade, embora muitos possam ser verdadeiros professores dos mais velhos na hora de ensinar como utilizar um recurso digital, é preciso ter em mente que muitos dos nascidos nessas gerações ainda são adolescentes, de 13 a 17 anos, e crianças, com 12 anos ou menos, e que o meio digital é um grande universo que oferece facilidade, mas alguns riscos também.
A exposição de informações pessoais de forma insegura, a chance de fazer compra, mas em um site desconhecido: estes são alguns fatores aos quais todos estão sujeitos e que mesmo as novas gerações podem não ter informações o suficiente para se defender.
Pelo contrário: se for bem utilizada, a internet é uma boa saída para as crianças se distraírem, conversarem com amigos, jogarem, fazerem compras, além de pesquisas e estudos com grande facilidade.
O único risco é quando elas não possuem informações o suficiente sobre como preservar a segurança e identificar sinais que deveriam despertar alguma desconfiança. O produto da moda sendo vendido muito mais barato em um site desconhecido, sites que pedem informações pessoais, mas não oferecem segurança: estes são fatores que as crianças devem aprender a identificar para se protegerem.
Além disso, não deixem de acompanhar as novidades aqui no blog da Site Blindado, onde fornecemos dicas de navegação e instrução para usar a internet com segurança, além de informações sobre novos tipos de golpes e como se proteger contra eles.
Leia também:
Golpes no Facebook: como identificar e se proteger de promoções falsas
8 sinais de que você precisa de ajuda para comprar com segurança
3 motivos para comprar em uma loja com o selo Site Blindado
crimes virtuais, navegar na internet, segurança na internet