certificado digital ssl

Segurança de site e e-commerce

Certificado digital SSL: onde obter?

6 jan , 2016  

O Certificado Digital SSL (Secure Socket Layer) é um certificado que criptografa informações inseridas em um site, diminuindo as chances desses dados serem acessados por pessoas mal intencionadas.

É importante para sites que solicitam informações pessoais dos usuários e obrigatório para lojas virtuais, prestadores de serviço e instituições financeiras.

Para obter um certificado digital SSL, é preciso buscar por uma empresa que ofereça esse tipo de serviço, como a Site Blindado, maior empresa de segurança da América Latina, por exemplo.

Se você for leigo, a Site Blindado irá lhe auxiliar com dicas de como proceder para emissão do certificado digital.

Essencialmente será necessário ter acesso a chave CSR, que é a chave que permite a emissão do SSL. Cada uma das hospedagens disponíveis no mercado apresenta uma forma de ter acesso a esse dado.

 

Como comprar um Certificado Digital SSL?

 

Para comprar um certificado digital SSL é preciso entender qual opção de certificado oferecida pelo mercado você precisa. São diferentes tipos, cada um com suas características.

Os mais comuns são SSL simples e EV, ambos com criptografia 256 e 512 bits.

O SSL funciona da seguinte forma – O processo todo é validado em milésimos de segundos:

  • Ao acessar a página do e-commerce, o computador do usuário encaminha uma solicitação de certificado ao servidor da loja virtual.
  • O servidor encaminha a mensagem de solicitação e nesse momento é realizada a validação.
  • É gerada então uma chave para ser utilizada naquela comunicação.
  • Nesse momento, toda mensagem trocada é criptografa e “trancada” com a chave gerada.

Mesmo que alguma pessoa ou máquina, mal intencionada, tenha acesso a essa informação, elas estarão embaralhadas e só farão sentido se a chave for quebrada.

No caso do EV, além da descrição acima, ele realiza uma extensão validada, na qual se faz necessária a informação da razão social da empresa. Quando o usuário acessa o site, a barra de navegação fica verde e apresenta a razão social da empresa, aumentando a credibilidade do lojista perante seu consumidor.

Com relação as criptografias 256 e 512 bits, tratam-se da potência da chave. Uma chave 512 é mais forte pois utiliza mais códigos para criptografar as mensagens do que uma 256 e por isso é ainda mais difícil de ser quebrada.


, ,

By