piores senhas

Dicas de segurança na internet

“Starwars” e “football” estão entre as piores senhas utilizadas em 2017

25 jan , 2018  

A empresa de segurança SplashData fez um levantamento das senhas mais comuns usadas ao longo de 2017.

Na lista, apareceram termos como “starwars”, “football” (futebol), “dragon” (dragão), “monkey” (macaco), além de “password” (senha), esta última já frequente em outras listas desse tipo.

A lista com as piores senhas ainda inclui combinações numéricas fáceis de serem decifradas, como “123456”, além de combinações em inglês como “letmein” (deixe-me entrar), “iloveyou” (eu te amo), “whatever” (qualquer coisa) e “trustno1” (não confie em ninguém).

É importante conhecer estas combinações e evitá-las porque além de serem muito populares são fáceis de serem quebradas, o que pode comprometer a segurança de suas informações.

 

Veja a lista com as piores senhas que as pessoas utilizam em 2017:

1. 123456 6. 123456789 11. admin 16. starwars 21. hello
2. password 7. letmein 12. welcome 17. 123123 22. freedom
3. 12345678 8. 1234567 13. monkey 18. dragon 23. whatever
4. qwerty 9. football 14. login 19. passw0rd 24. qazwsx
5. 12345 10. iloveyou 15. abc123 20. master 25. trustno1

 

Veja a pesquisa completa aqui.

 

Como criar uma senha segura?

É fundamental contar com senhas de acesso que possuam uma combinação forte, contendo caracteres diferentes e não sequenciais, para preservar sua segurança. Palavras e sequências numéricas ou de letras do teclado, como “qwert” são fáceis de serem decifradas porque são muito óbvias para atacantes e sistemas que tentam quebrá-las.

Por isso, ao criar sua senha não deixe de ter atenção a estes fatores:

  • Uma senha forte não precisa ser, necessariamente, muito longa, mas precisa fugir da obviedade. Nesse sentido, é recomendado evitar o uso de palavras e sequências lógicas de números;
  • Também evite utilizar seu nome, data de nascimento, placa de carro, e-mail, nome da empresa e outras sequências que tenham uma relação direta com você e coisas que você gosta;
  • Outra sequência a ser evitada é o uso do nome do serviço na senha. Ex: “mariagmail” como senha de uso no Gmail e etc.
  • O tamanho recomendado, na maioria dos casos, é de no mínimo 8 caracteres. Por isso, evite criar senhas menores;
  • Na criação da senha, utilize letras maiúsculas, minúsculas e números. Além disso, utilize caracteres especiais como !, @, #, &, $, %, além da a barra de espaço;
  • Não divulgue sua senha – isso envolve não deixá-la anotada em papeizinhos adesivos no computador e nem em documentos e arquivos de computador que não ofereçam segurança;
  • Tenha senhas diferentes para os serviços e sites que você utiliza –  isso evita comprometer muitas informações suas caso a senha seja descoberta.
  • Também tome cuidado com a pergunta para lembrete de senha: o nome de seu animal de estimação, nome da mãe e seu livro favorito tendem a ser informações fáceis de serem encontradas. Prefira perguntas mais complexas e evite expor estas informações sobre você nas redes sociais.

Seguindo estas dicas, você conseguirá evitar cair na armadilha das piores senhas, criando uma chave forte e segura para suas informações.

 

Leia também:

24 dicas para manter sua segurança na internet

Golpes no Facebook: como identificar e se proteger de promoções falsas

É seguro comprar nos apps de lojas virtuais?