senha única

Dicas de segurança na internet

Quais são os prejuízos de usar uma senha única para serviços variados?

5 mar , 2019  

Você sabia que o uso de uma senha única para acessar contas diferentes (como e-mails, bancos e redes sociais, por exemplo) pode enfraquecer a sua segurança online e trazer riscos para a sua privacidade? Isso acontece porque, como muitos usuários não querem ter o trabalho de memorizar diversas senhas, acabam optando por utilizar sempre a mesma.

Porém, o problema é que quando as combinações de números e letras equivalem a senhas curtas e simples, são consideradas mais fáceis de adivinhar. Dessa forma, os hackers que utilizam programas de quebra de senhas conseguem acessar suas contas com maior facilidade. Assim, se ele descobrir uma, consequentemente vai saber todas!

Por que evitar o uso de uma senha única é importante?

Para fortalecer a sua segurança no universo online, é preciso deixar de lado aquela senha única e passar a investir em códigos diferentes para cada serviço.

A estratégia é importante porque ajuda, em primeiro lugar, a evitar invasões. Ter uma conta de e-mail roubada já é ruim, mas já pensou se o invasor conseguir entrar em todas as outras contas com a mesma senha? A dor de cabeça seria ainda maior e isso poderia ocorrer em questão de minutos, sem grandes dificuldades para o hacker.

Além disso, uma das principais maneiras de recuperar uma conta que já foi invadida é fazer a solicitação do reenvio da senha para o e-mail cadastrado na criação do login. No entanto, de nada adianta essa solução se o invasor também conseguir acessar o seu e-mail, pois ele poderá alterar a senha e você não conseguirá mais controlar a sua conta.

Agora que você já entende a importância de evitar o uso de uma senha única para diversos serviços, continue acompanhando o blog da Site Blindado para ficar por dentro dos principais assuntos relacionados à segurança online!

Leia também:

Como criar uma senha segura?

Fraude no cartão de crédito: como fazer compras virtuais sem cair em golpes

Fraudes online: como evitar o problema e aumentar as vendas

, ,