meu site precisa de ssl

Segurança de site e e-commerce

Quando meu site precisa de SSL? Parte II

8 jul , 2015  

Você pode ver no texto anterior o que é o certificado digital, a segurança que ele proporciona tanto para o administrador do site quanto para quem o acessa e quando ele é necessário em sites institucionais. Agora a dúvida é: meu site precisa de SSL?

Nessa parte do texto vamos falar sobre a necessidade do certificado dentro da loja virtual, mostrando alguns aspectos do porquê é tão importante tê-lo em um e-commerce.

A maioria dos casos de abandono de carrinho acontecem por medo do consumidor na hora de inserir os dados no site e por medo de que o site não seja seguro. O consumidor, muitas vezes, ao ver que a loja tem o HTTPS, ou no caso do certificado digital SSL EV a barra de navegação verde, se sente muito mais seguro. Esses fatores impulsionam a compra e passam percepção de segurança no momento de inserir os dados e informações pessoais na sua loja.

Para que você entenda melhor a necessidade de uma loja virtual obter um certificado digital e ter a resposta para a pergunta “meu site precisa de SSL?”, listamos algumas informações importantes:

 

Quando qualquer dado ou informação pessoal transita dentro do seu site

 

Segundo a lei do e-commerce, Artigo 4 – VII, qualquer site que transite informações pessoais ou tenha campos para inserir qualquer tipo de informação que transite dentro do site, é necessário que tenha o certificado digital SSL.

Artigo 4, VII – Mesmo para os que utilizam PagSeguro, Bcash entre outros Gateways que já utilizam HTTPS – Criptografia – Certificado digital para dados de cartão, a sugestão tratar e proteger também os dados de cadastro na LOJA, logo contratar um certificado digital para a loja virtual, que geralmente é ativado no momento de cadastro do cliente ou login do mesmo na loja.

 

Meu site precisa de SSL quando a loja virtual for credenciada com um adquirente

 

Segundo a exigência 4 do PCI (PCI Security Standards Council um conselho que determina as normas de  segurança de dados) é obrigatório que o dono da loja virtual codifique a transição de dados do portador do cartão, é exigido que a transmissão seja codificada para que a intercepção seja evitada e que os dados não sejam decifrados por mal intencionados.

Exigência 4.1 – Use protocolos de codificação e cifragem rigorosos tais como secure sockets layer (SSL) / transport layer security (TLS) e internet protocol security (IPSEC) para proteger os dados confidenciais do portador do cartão durante a transmissão através das redes públicas e abertas.

 

Quando você quiser investir em SEO

 

 

SEO (Searching Engine Optmization) é o método que o Google usa para classificar as buscas, ou seja para posicionar melhor sua marca nas buscas é necessário entender e estudar esse método.

O Google divulgou no final de 2014 novas normas de identificar as pesquisas. O https é dos fatores de rankeamento. Ou seja, caso sua loja virtual tenha https, você ficará mais bem posicionado nas buscas do Google.

 

Caso sua marca seja nova e você queira passar maior credibilidade

 

Pelo fato da sua loja virtual ser nova, é preciso que você a posicione e passe credibilidade para os seus potenciais clientes, para isso é recomendável que você tenha o SSL no seu e-commerce. Além da obrigatoriedade, como você conferiu nos tópicos anteriores, é importante passar ao cliente que é seguro inserir informações pessoais no seu site.

Você pôde ver nas duas partes do texto a importância do certificado digital SSL e o quanto ele é essencial. No ambiente online o certificado deixou de ser um detalhe e passou a ser necessário e mais do que isso obrigatório, recomendamos que você pesquise empresas de credibilidade para fornecer a segurança e suporte que você precisa para contratar um certificado digital, como por exemplo, a Site Blindado e a Trust Sign.


, ,

By