site de vendas

BlindaNews

Quer ter um site de vendas de sucesso? Confira as nossas dicas!

6 fev , 2020  

O e-commerce ganha cada vez mais espaço no Brasil. Segundo pesquisa divulgada pela Ebit/Nielsen, só no primeiro semestre de 2019, as vendas pela internet cresceram 12%, com um faturamento de R$ 26,4 bilhões. São dados bem animadores para quem pretende apostar nesse mercado, que não dá sinais de desacelerar! Por isso, se você quer saber como criar um site de vendas de sucesso, confira nossas dicas e comece a construir sua loja virtual agora mesmo!

 

1) Primeiro passo: preparação

Criar um site de vendas exige planejamento! Antes de mais nada, é preciso conhecer profundamente o público que você busca atrair e o mercado em que você quer atuar. Em outras palavras, essa é a hora de definir o que, para quem e onde você vai vender. Estude bem a concorrência, o perfil dos seus clientes, seus hábitos de consumo e suas plataformas preferidas para comprar pela internet – seja uma loja própria, via redes sociais ou em um marketplace. Feito isso, não se esqueça de elaborar um plano de negócios para estruturar suas vendas e uma estratégia de comunicação para deixar seu e-commerce cada vez mais conhecido! 

 

2) O visual importa

O cliente que costuma comprar pela internet considera importante o layout de uma loja e a forma como os produtos são anunciados. Por isso, cuide do visual e ofereça uma navegação intuitiva e descomplicada: o público desiste rapidamente de comprar em um site confuso, difícil de usar ou pouco atrativo.

 

3) Segurança é inegociável

Para ter um site de vendas de sucesso, é primordial investir em proteção – tanto para você, quanto para seus clientes, que têm um olhar apurado para confirmar se uma loja é segura ou não. Ao proporcionar uma experiência tranquila e satisfatória para quem compra na sua loja, você tem muito mais chances de fidelizar o consumidor. É por isso que é tão importante contar com soluções como as oferecidas pela Site Blindado, que cobrem todo o ciclo de segurança de lojas de todos os tamanhos e necessidades. Além de corrigir e identificar vulnerabilidades, seu site passa a exibir o selo Site Blindado, que atesta que seu e-commerce é confiável e transmite muito mais credibilidade e confiança para o comprador. Clique aqui para saber mais!

 

4) Quem não aparece, vende menos 

Como falamos no primeiro item, é importante caprichar na estratégia de comunicação da sua loja. Isso inclui identificar em quais redes sociais o seu público-alvo está e criar conteúdo para alimentá-las, gerando engajamento e aumentando a sua presença online. Além disso, aprenda mais sobre técnicas de SEO (“Search Engine Optimization”, ou “otimização para mecanismos de busca”) para fazer sua loja ser encontrada com mais facilidade em comparação aos seus concorrentes. Descreva bem os seus produtos e não economize em palavras-chave. É assim que você conquista um posicionamento melhor nos sites de busca, o que ajuda a aumentar seu alcance e a conquistar mais clientes!

 

5) Informação nunca é demais

Por se tratar de uma loja virtual, seu cliente não tem o item em mãos, então cabe a você garantir que o produto seja bem representado. Assim, reforçando o que falamos no item anterior, ofereça uma descrição detalhada e muitas fotos! Quanto mais informações seu público encontrar, maior a chance de satisfação, reduzindo a probabilidade de que maus entendidos, solicitações de troca e uma experiência de compra insatisfatória aconteçam. Liste tudo o que for relevante para o comprador, de informações técnicas a usos e benefícios, passando por características físicas, como dimensões, peso e tamanho. Quando for fotografar, lembre-se de capturar o item de vários ângulos, dando preferência para fundos brancos e uma composição bem iluminada. 

 

6) Qual a forma de pagamento? 

Cartão de crédito e boleto bancário continuam sendo as formas de pagamento mais utilizadas por quem compra na internet, mas considere aceitar transferências, além de outros meios digitais. Quanto mais opções e facilidade seu visitante tiver, maiores as chances de se tornar um cliente fiel! 

 

7) Pagamento aprovado? A experiência do cliente está só começando!

O pós-venda é tão importante quanto as etapas que o precedem. Permaneça solícito caso o consumidor tenha alguma dúvida, mantenha os status dos pedidos sempre atualizados para acompanhamento, cumpra os prazos de entrega à risca e estude as estratégias de logística e entrega mais adequadas para a sua loja. Dependendo dos produtos que você vende, os Correios continuam sendo uma boa opção, porque cobrem praticamente todo o território nacional a valores bastante competitivos. Caso você trabalhe com produtos maiores, aposte em uma transportadora. O importante é compreender as suas demandas para escolher a melhor opção. 

 

8) Atenção às funcionalidades da sua loja

Aproveite para incluir features importantes no site da sua loja. São medidas simples, mas que fazem a diferença na experiência do seu cliente, como incluir produtos e descontos em destaque na página inicial e ferramentas para cálculo do frete e previsão de entrega, além de um chat para seu cliente falar com você de forma mais rápida. 

 

9) Todo mundo gosta de promoção

Não importa o segmento da sua loja ou do público que compre com você, promoções são sempre muito bem-vindas! Crie descontos, ofereça dois itens pelo preço de um, monte kits com produtos complementares ou cogite oferecer frete grátis para compras acima de um valor determinado. Faça contas e veja as condições que você pode proporcionar. Promoções podem aumentar vendas e atrair novos clientes!

 

10) Comunicação é a alma do negócio

É fundamental que a comunicação entre você e seus clientes seja a mais próxima possível. Como você viu no item 4, hoje em dia, é preciso estar presente nas redes sociais em que o seu público está, criando um relacionamento consistente e a percepção de que é fácil entrar em contato com a sua loja. Isso, além de gerar engajamento, contribui para o aumento da confiança em comprar com você. Deixe telefones e e-mails para contato e o ícone do chat, se a sua loja tiver, em destaque em todas as páginas. Assim, seu cliente percebe que sua loja é acessível caso precise tirar dúvidas ou tenha alguma dificuldade. 

Pronto para colocar essas dicas em prática? Saiba mais sobre as soluções da Site Blindado e comece a preparar o seu site de vendas agora mesmo. Clique aqui e conheça!

By