Segurança de site e e-commerce
Como um bom gestor, você precisa monitorar o comportamento de sua loja virtual e entender todos os indicadores.
Os dados devem abranger desde o número de pedidos que recebe até o comportamento de suas campanhas nos principais canais de marketing.
Esse tipo de análise permite identificar em que status seu negócio se encontra e quais pontos de melhoria precisam ser atacados para tornar a experiência do consumidor cada vez mais facilitada e trazendo retorno para seu negócio.
Mas, infelizmente, muitos lojistas negligenciam um relatório muito importante e que precisa, sim, ser analisado para que a sobrevivência do negócio não seja comprometida. Estamos falando dos relatórios de segurança de seu site.
Apocalíptico demais? Não, apenas fazendo uma constatação.
Pense comigo: se seu e-commerce for invadido, e os dados dos clientes forem expostos e caírem nas mãos de pessoas mal-intencionadas, qual será o futuro de sua loja virtual? Se grandes marcas, já estabelecidas no mercado, e que passam por isso costumam ter problemas com o reposicionamento, os pequenos e médios negócios têm chances de acabar com um fim ainda mais trágico.
Tudo vai depender dos serviços que você contrata. Por exemplo, vamos usar um modelo padrão, quando o lojista contrata o serviço de SSL e a Blindagem de Sites, que permite a utilização do selo Site Blindado. Nesses casos, é possível ter acesso a informações como:
Depois de contratar os serviços que melhor atendam sua operação de e-commerce, é preciso solicitar reports periódicos ao seu fornecedor de segurança.
Os principais, que atendem às grandes marcas, já disponibilizam isso de forma automática, por meio do painel do cliente, onde é possível identificar dados como as principais vulnerabilidades do site. Alguns gestores deixam essa etapa totalmente com o pessoal de tecnologia, sem fazer um balanço do andamento da operação.
Agora, quando receber os relatórios de segurança e acesso de seu site, olhe com cuidado para esse importante indicador da saúde de seu e-commerce e monitore as vulnerabilidades recorrentes de sua loja virtual, assim, será mais simples tomar as medidas preventivas.
Você tem – ou deveria ter – acesso a todos esses dados, basta alinhar com seu fornecedor de segurança. Se ele não fornecer esse tipo de dado, é bom ficar atento. De que forma ele cuida da sua segurança se não consegue apontar a quais riscos sua loja está exposta?
Leia também:
Como fazer a gestão da segurança do e-commerce?
Mudanças do Google que impactam sua loja virtual
segurança da informação, segurança para e-commerce