Segurança de site e e-commerce
Se seu site é uma loja virtual ou solicita inserção de informações pessoais do usuário, é fundamental possuir um certificado digital SSL.
O SSL irá criptografar as informações inseridas pelos clientes, diminuindo as chances desses dados serem acessados e utilizados por pessoas mal-intencionadas.
Se você já trabalha com e-commerces já sabe da importância de um certificado digital, se ainda está começando, acredite, ele é fundamental! A própria lei define que é responsabilidade da loja virtual zelar pelas informações do consumidor final.
O mercado apresenta diferentes modalidades de SSL com diferentes períodos de validade. Mas, na maioria dos casos, eles são comercializados com período ativo de um ano e, ao final, é preciso realizar a renovação. Mas, sabe aquela história conhecida, que somos famosos por deixar tudo para última hora? Pois bem, é exatamente isso que ocorre com muitas lojas virtuais – o que pode representar um risco à reputação da marca.
A renovação do certificado digital SSL, sobretudo com antecedência, garante que você não precise se preocupar com isso lá na frente, e mais do que isso, que sua loja não seja prejudicada por ficar sem essa medida de segurança.
Após a validade do certificado digital se encerrar, ele não será reconhecido por buscadores e navegadores. Na barra de navegação, no lado direito, é possível identificar um cadeado verde seguido de HTTPS. Em casos onde o certificado digital se expira, esse cadeado deixa de ser apresentado na cor verde e recebe uma notificação de atenção, quando não um grande “x” sobre ele.
Para qualquer site, isso irá reduzir de forma drástica o número de acessos, principalmente se houver a necessidade de inserção de dados. Agora imagine para um e-commerce?
O consumidor brasileiro tem sido evangelizado a comprar online nos últimos anos. As empresas que fazem parte do ecossistema têm investido em conteúdo e apresentado informações desse mercado como um todo. Mas, esse mesmo consumidor tem sido orientado quanto à necessidade de identificar elementos de segurança em uma página antes de inserir suas informações.
O procedimento de renovação é muito parecido com o da primeira compra. Será preciso gerar uma nova chave CSR e entrar em contato com a empresa que forneceu o seu certificado.
Um certificado SSL comum precisa ser renovado pelo menos 15 dias antes do vencimento. Isso permite que seja computado o pagamento para liberação da instalação. Um outro exemplo é o do certificado digital SSL EV, que é a modalidade com validação estendida, ele precisa ser renovado com pelo menos 30 dias de antecedência.
Vai renovar o certificado SSL? Aproveite e renove com upgrade. Se utiliza o certificado SSL comum, aproveite e conheça o EV.
O SSL EV é um certificado com validação estendida, comumente utilizado por bancos e grandes varejistas online. Ele faz com que a barra de navegação de um site fique verde e apresente a razão social do e-commerce.
Qual a vantagem disso? Credibilidade. Quanto mais elementos forem apresentados para mostrar que você se preocupa com o cliente, maiores as chances de ele realizar a compra.
Claro, credibilidade se conquista de diferentes formas. Além de elementos de segurança como SSL e selos, como o da Site Blindado, é relevante adotar políticas claras de pagamentos, frete e mostrar claramente os dados da empresa.
Lembre-se sempre: credibilidade será fundamental para que o consumidor confie e informe seus dados na hora de finalizar uma compra. O SSL é a condição mais básica e, por isso, é fundamental não deixar sua renovação para a última hora
Boas vendas!
—
* Texto originalmente publicado no E-commerce Brasil
segurança da informação, segurança para e-commerce, SSL