scan de vulnerabilidades

Segurança de site e e-commerce

Como o scan de vulnerabilidades analisa a segurança dos sites

17 fev , 2014  

A maioria das aplicações web e sites da Internet apresenta algum tipo de vulnerabilidade.

Pensando nisso, organizações como a OWASP organizam listas com as 10 vulnerabilidades mais comuns detectadas em sites, que ajudam empresas digitais a se protegerem das mesmas.

Entretanto, saber que SQL Injection e XSS (Cross-site Scripting) são vulnerabilidades comuns não ajudam o responsável pela segurança de um site a encontrar onde essas vulnerabilidades estão presentes no seu site.

Visando solucionar esse problema que surgiram os scans de vulnerabilidades para sites: tais scans analisam o site em busca de falhas de segurança e apontam a solução para os desenvolvedores, sendo uma ferramenta essencial para agilizar o trabalho e aumentar a segurança da aplicação.

 

Funções do scan de vulnerabilidades

Um scan de vulnerabilidades costuma executar as seguintes ações:

 

1) Examinar os aplicativos web em busca de vulnerabilidades

O scan irá acessar seu site, simulando um usuário, em busca de vulnerabilidades no seu código.

 

2) Detectar brechas de segurança

Ao analisar seu código, o scan encontrará vulnerabilidades que permitam a utilização de ataques diversos (dentre eles, já citados acima, XSS e SQL Injection) que podem comprometer a segurança dos seus dos seus clientes e da sua empresa.

 

3) Gerar relatórios sobre a criticidade das falhas e apontamento de correções

Ao identificar as brechas, o scan indica quão crítica é a vulnerabilidade (e qual o potencial impacto dela para seu negócio) além de apontar como realizar a correção.

 

Benefícios de utilizar um scan

O scan é importantíssimo para aumentar a segurança da sua aplicação e diminuir o risco de invasão e perda de dados – ambos com consequências graves para sua empresa, em termos financeiros.

Além disso, alguns níveis do PCI exigem que sua aplicação seja scanneada por um sistema independente em busca de vulnerabilidades. Sem tal scan, há o risco de sua aplicação estar vulnerável e, assim, não será concedida certificação do PCI.

Por fim, alguns provedores de serviços oferecem selos de segurança que podem ser disponibilizados no seu site. Esses selos demonstram para o cliente que você está preocupado com a segurança e, com isso, eles se sentem mais confortáveis em compartilhar informações sensíveis com sua empresa.

Para mercados que lidam diretamente com o cliente final, o selo de segurança garante aumento nas vendas. Diversos sites de e-commerce reportam ganhos de 5 até 15% nas vendas a partir da utilização de um desses selos.

 

O scan da Site Blindado

A Site Blindado oferece um scan de vulnerabilidades junto do seu serviço de Blindagem de Sites. As principais características do nosso scan são: análises semanais de vulnerabilidade, relatório completo de como corrigir as vulnerabilidades, suporte básico e técnico para auxiliar no processo e a utilização do Selo de Segurança da Site Blindado.

O Selo de Segurança da Site Blindado está entre os mais conhecidos pelos consumidores da Internet, sendo o líder absoluto no mercado de lojas virtuais (presente em 19 dos 20 maiores e-commerces). Por causa disso, a presença do selo aumenta a sensação de segurança do seu cliente e te ajuda a vender mais.

Entre em contato com nossa equipe para conhecer melhor nosso serviço de Blindagem de sites e o scan de vulnerabilidades.

Entre em contato com a Site Blindado e Saiba como podemos te ajudar!

 

Leia também:

Por que investir em segurança do site?

70% dos consumidores acreditam que segurança online é responsabilidade dos sites

Por que a Site Blindado é a mais indicada para sua segurança virtual?


, ,

By