invasões na internet

Dicas de segurança na internet

4 dicas para se defender de ataques e invasões na internet

25 jun , 2019  

Com o passar do tempo, cada vez mais a web tem se tornado um recurso indispensável em nossas vidas. Desde simples envios de mensagens e pagamentos de contas, até graduação a distância e oportunidades para gerar um negócio próprio, as possibilidades são quase infinitas. Mas é nesse momento também que surgem alguns problemas, como as famosas invasões na internet. Isso porque essa liberdade permite que criminosos realizem roubos, transações financeiras ilegais e vendas de produtos ilícitos.

Boa parte das vítimas dos cibercriminosos são os e-commerces, pois a maioria vende produtos de grande valor e possuem informações pessoais de clientes,  como endereço, números de cartões e dados bancários. Sendo assim, é essencial que você adote medidas práticas para garantir mais segurança na sua loja virtual. Sabe como fazer isso?

Senha forte x senha padrão

Além dos softwares de proteção, as senhas bem elaboradas são armas importantes no combate às invasões na internet.

Talvez você pense “mas quem escolhe a senha é o usuário, a loja virtual não influencia nisso”, errado.

Na página de cadastro (que deve ser intuitiva), só permita a conclusão quando o usuário criar uma senha forte, com letras minúsculas, maiúsculas, números e caracteres especiais. Se possível insira uma caixa de texto com as especificações, ou seja, explicando ao usuário o que deve conter na senha dele e a importância de seguir essas regras.

Uma senha fraca é prejudicial para ambos, o cliente pode ter sua conta invadida e consequentemente a culpa cairá sobre seu e-commerce, diminuindo a credibilidade.

Perguntas de segurança e verificação de e-mail

Tão importante quanto gerar uma senha forte no cadastro, é utilizar as perguntas de segurança e verificação de e-mail para casos de perda da senha.

As perguntas de segurança são informações peculiares que, em geral, apenas a própria pessoa sabe a resposta. São questões ligadas às memórias ou momentos. Entre os tipos mais usados estão: o nome do primeiro carro, o animal de estimação favorito ou o nome da escola frequentada durante o ensino médio.

Apesar de parecer algo simples, perguntas pessoais são mais difíceis de serem respondidas por hackers ou robôs.

O e-mail de verificação serve como “prova” de que a pessoa cadastrou um endereço eletrônico que realmente acessa.

Atenção as suas plataformas

Opte por construir seu e-commerce em plataformas de tradição no mercado. Basta escolher a que mais combina com o seu negócio. 

Essas empresas costumam monitorar todas as lojas que são responsáveis, com o intuito de evitar problemas no sistema e invasões, porque indiretamente também se tornam culpadas quando acontecem falhas de segurança.

Uma dica é verificar, antes da contratação, quais são os tipos de segurança que a plataforma vai oferecer a sua loja virtual.

Se você começou o seu negócio online recentemente e precisa de ajuda com segurança, veja o passo a passo para garantir o sucesso das vendas.

Troque o HTTP por HTTPS para evitar invasões na internet

HTTP significa HyperText Transfer Protocol, ou seja Protocolo de Transferência de Hipertexto. O HTTP é responsável por permitir a comunicação entre sistemas de informação e transferência de dados entre as redes de computadores. Por sua vez, o HTTPS significa Hyper Text Transfer Protocol Secure, ou seja, protocolo de transferência de hipertexto seguro.

O HTTPS é o HTTP com o certificado SSL. Parece complicado, mas na verdade a intenção de tudo isso é criar uma camada de proteção extra ao e-commerce.

O certificado digital SSL é essencial para qualquer site que pretende realizar as transmissões de dados de forma segura.

Gostou das dicas para evitar invasões na internet e roubo de dados? Agora conheça melhor os diversos tipos de certificados SSL e como eles funcionam.

Leia também

3 coisas que você precisa saber antes de mudar a sua plataforma de e-commerce

Evitar fraudes: 3 ações simples que protegem seu e-commerce

Para que serve e como comprar certificado SSL?

, ,