Dicas de segurança na internet
Com o passar do tempo, cada vez mais a web tem se tornado um recurso indispensável em nossas vidas. Desde simples envios de mensagens e pagamentos de contas, até graduação a distância e oportunidades para gerar um negócio próprio, as possibilidades são quase infinitas. Mas é nesse momento também que surgem alguns problemas, como as famosas invasões na internet. Isso porque essa liberdade permite que criminosos realizem roubos, transações financeiras ilegais e vendas de produtos ilícitos.
Boa parte das vítimas dos cibercriminosos são os e-commerces, pois a maioria vende produtos de grande valor e possuem informações pessoais de clientes, como endereço, números de cartões e dados bancários. Sendo assim, é essencial que você adote medidas práticas para garantir mais segurança na sua loja virtual. Sabe como fazer isso?
Além dos softwares de proteção, as senhas bem elaboradas são armas importantes no combate às invasões na internet.
Talvez você pense “mas quem escolhe a senha é o usuário, a loja virtual não influencia nisso”, errado.
Na página de cadastro (que deve ser intuitiva), só permita a conclusão quando o usuário criar uma senha forte, com letras minúsculas, maiúsculas, números e caracteres especiais. Se possível insira uma caixa de texto com as especificações, ou seja, explicando ao usuário o que deve conter na senha dele e a importância de seguir essas regras.
Uma senha fraca é prejudicial para ambos, o cliente pode ter sua conta invadida e consequentemente a culpa cairá sobre seu e-commerce, diminuindo a credibilidade.
Tão importante quanto gerar uma senha forte no cadastro, é utilizar as perguntas de segurança e verificação de e-mail para casos de perda da senha.
As perguntas de segurança são informações peculiares que, em geral, apenas a própria pessoa sabe a resposta. São questões ligadas às memórias ou momentos. Entre os tipos mais usados estão: o nome do primeiro carro, o animal de estimação favorito ou o nome da escola frequentada durante o ensino médio.
Apesar de parecer algo simples, perguntas pessoais são mais difíceis de serem respondidas por hackers ou robôs.
O e-mail de verificação serve como “prova” de que a pessoa cadastrou um endereço eletrônico que realmente acessa.
Opte por construir seu e-commerce em plataformas de tradição no mercado. Basta escolher a que mais combina com o seu negócio.
Essas empresas costumam monitorar todas as lojas que são responsáveis, com o intuito de evitar problemas no sistema e invasões, porque indiretamente também se tornam culpadas quando acontecem falhas de segurança.
Uma dica é verificar, antes da contratação, quais são os tipos de segurança que a plataforma vai oferecer a sua loja virtual.
Se você começou o seu negócio online recentemente e precisa de ajuda com segurança, veja o passo a passo para garantir o sucesso das vendas.
HTTP significa HyperText Transfer Protocol, ou seja Protocolo de Transferência de Hipertexto. O HTTP é responsável por permitir a comunicação entre sistemas de informação e transferência de dados entre as redes de computadores. Por sua vez, o HTTPS significa Hyper Text Transfer Protocol Secure, ou seja, protocolo de transferência de hipertexto seguro.
O HTTPS é o HTTP com o certificado SSL. Parece complicado, mas na verdade a intenção de tudo isso é criar uma camada de proteção extra ao e-commerce.
O certificado digital SSL é essencial para qualquer site que pretende realizar as transmissões de dados de forma segura.
Gostou das dicas para evitar invasões na internet e roubo de dados? Agora conheça melhor os diversos tipos de certificados SSL e como eles funcionam.
Leia também
3 coisas que você precisa saber antes de mudar a sua plataforma de e-commerce
Evitar fraudes: 3 ações simples que protegem seu e-commerce
Para que serve e como comprar certificado SSL?
ataques virtuais, dicas de segurança, invasão de sites