navegar em redes sociais

Dicas de segurança na internet

Semana da Internet Segura – Boas práticas ao navegar em redes sociais

2 fev , 2017  

Dando sequência à nossa série de textos sobre a Semana da Internet Segura, vamos falar sobre os cuidados que você precisa ter ao utilizar as redes sociais.

Mesmo que redes sociais facilitem muito a forma como nos comunicamos ou no relacionamos com outras pessoas, alguns cuidados são fundamentais para não cair em golpes ou mesmo expor sua vida pessoal para pessoas em quem não confia.

Se você já é um “heavy user” destas plataformas, ou seja, uma pessoa ativa no Facebook, Instagram, Twitter ou outros canais e já está ciente dos cuidados que precisa ter, lembre-se que seus familiares – como pais, tios e até mesmo avós -podem estar descobrindo só agora todo o potencial das redes sociais. Compartilhe esse texto com eles e os ajude a navegar com mais segurança, tornar a internet mais segura é uma tarefa de todos nós.

 

Confira as dicas:

 

Nem todos os contatos ou “amigos” tem boas intenções

Embora estes sejam excelentes canais para se fazer novos amigos, as redes sociais podem oferecer riscos e atrair a atenção de pessoas que desejam tirar algum tipo de proveito do usuário.

Cuidado ao aceitar solicitações de amizade de desconhecidos e com as informações que são fornecidas por você.

Evite expor sua rotina, como a hora que saí de casa e hábitos de viagens. Não é aconselhável enviar fotos ou dados pessoais para pessoas que você não conhece.

 

Cuidado com os links

Não clique e compartilhe tudo o que vê. O assunto pode até chamar sua atenção e dar vontade de compartilhar com todos os seus amigos, como testes e materiais com cunho político ou religioso, mas é preciso cuidado. Em alguns casos você pode estar compartilhando vírus com sua rede.

Isso acontece pois existem pessoas mal-intencionadas que inserem esses vírus em sites pouco confiáveis usando assuntos chamativos. Esses vírus podem, dentre outras coisas, infectar computadores e celulares e ter acesso a informações como o número de seu cartão de crédito.

Por isso, sempre que possível, procure verificar a fonte do texto e tenha muita atenção a sites que você não conhece.

 

Aplicativos e jogos também podem ser prejudiciais

Evite a instalação de aplicações desnecessárias. Alguns cadastros, principalmente para jogos online, pedem que você libere o acesso a redes sociais e, com o entusiasmo, você pode nem perceber que tipo de acesso está cedendo ao desenvolvedor do aplicativo.

Esse descuido pode expor algumas informações privadas de seu perfil ou disponíveis apenas para conhecidos, como e-mail, telefone, local, etc.

Uma dica para evitar a exposição é acessar suas configurações no Facebook, Instagram ou qualquer outras rede social e alterar a privacidade, tornando seus dados visíveis apenas para seus amigos.

 

Cuidado com as senhas, elas são importantes

Na correria do dia a dia esquecemos a importância de uma senha, mas responda rápido: você divulga a senha do seu cartão de crédito para qualquer pessoa? Ou ainda, você deixa que alguém fique olhando suas movimentações no caixa eletrônico?

A maioria das pessoas tende a responder “não” para as duas afirmações e isso se deve ao risco de que as senhas caiam em mãos erradas. Mas, as redes sociais costumam reunir informações importantes de sua vida pessoal e se alguém tiver acesso à sua senha, além desses detalhes, poderá agir de má fé e te expor de alguma forma.

Para evitar esse risco, tenha senhas fortes, que não estejam relacionadas a sua data de nascimento ou números fáceis de decorar.

Crie uma senha que faça sentido apenas para você e, claro, evite utilizar a mesma senha para e-mail, banco e redes sociais. Se alguém conseguir acessá-la você estará exposto de diferentes maneiras. Cuidado ao repassá-la a outras pessoas, lembre-se sempre que a senha é pessoal. Também evite digitá-las no computador de outras pessoas.

 

Seguindo essas dicas, você consegue aproveitar tudo de positivo que está disponível em uma rede social.

 

Quer receber mais dicas de segurança? Continue acessando nosso blog e confira as próximas dicas durante a Semana da Internet Segura.

Utilize  hashtag: #semanadainternetsegura para demonstrar que você  também faz parte do movimento que busca uma internet mais segura.

Não deixe de acessar a página oficial: http://www.semanadainternetsegura.com/

Turbinando as vendas no segundo semestre

 

Leia também:

Golpes no Facebook: como identificar e se proteger de promoções falsas

Como usar o Facebook com segurança?

Dicas básicas para navegar com tranquilidade na internet

,