comprar online

Dicas de segurança na internet

Semana da Internet Segura – Boas práticas para comprar online

2 fev , 2017  

Em continuidade com a nossa série de textos em comemoração pela Semana da Internet Segura, vamos falar dos cuidados básicos para quem deseja comprar online sem sustos.

Afinal, isso proporciona a comodidade de comprar no conforto de sua casa, em poucos cliques e sem a necessidade de enfrentar trânsito e filas. E para tornar essa experiência ainda melhor, listamos boas práticas para que você aproveite a comodidade de comprar online sem colocar em risco suas informações. Confira:

 

Não compre em qualquer aparelho

Só faça compras por computadores, celulares próprios ou de confiança. Aqui no blog já falamos sobre os riscos de comprar em computadores públicos.

Fique atento a esse detalhe, pois computadores públicos ou celulares de terceiros podem estar infectados com vírus ou ter alguém por perto observando e registrando as suas informações, principalmente bancárias.  

 

Saiba como entrar em contato com a loja virtual onde está efetuando a compra

Veja se a loja virtual apresenta informações básicas como CNPJ, endereço, telefone, e-mail e outras formas de contato.

Sem essas informações, não realize compras, pois você terá dificuldade de contatar a loja no futuro, caso seja preciso. É importante salientar que a exibição desses dados é uma exigência legal.

 

A proteção dos seus dados é fundamental

A loja virtual precisa, obrigatoriamente, exibir o cadeado verde na barra de navegação em páginas onde o consumidor precisa inserir dados pessoais.

Esse cadeado vem acompanhado da sigla HTTPS. O “s” atesta que a loja virtual criptografa os seus dados, ou seja, diminui as chances de eles caírem nas mãos de pessoas mal-intencionadas.

O posicionamento do cadeado pode variar: ele pode aparecer na página principal do site, chamada de “home”, mas deve estar em áreas do carrinho de compra e cadastro.

 

A loja precisa ser blindada contra invasão

Outro elemento fundamental para identificar em uma loja virtual é o selo Site Blindado, que atesta que a loja virtual realiza análises e correções de todas as possíveis falhas que possibilitam um ataque de pessoas mal-intencionadas. Para ter a certeza da veracidade do selo, basta clicar sobre ele, deve ser exibida uma página com informações do site.

Só compre em lojas virtuais com essa identificação. Lojas como Americanas.com, Submarino e Shoptime exibem esse selo no rodapé do site. Se quiser verificar se um site é blindado, acesse o Verifique da Site Blindado. Em poucos passos você identifica se o site exibe ou não o selo.

 

Cuidado com as formas de pagamento

A sugestão de especialistas é que, se for possível, a compra online seja realizada com cartão de crédito. Assim, se existir algum problema com a compra e for necessário o estorno do valor pago, esse procedimento será mais fácil com o cartão de crédito do que com o boleto.

 

Comprovante de compras

Não esqueça de salvar o comprovante da compra, ele é o documento que garante qual foi o item comprado e o quanto foi pago. O comprovante aparece no final da compra. Salve-o no computador, assim, se surgir um imprevisto, você terá um documento que vai te ajudar a identificar o pedido.

 

Atenção aos preços muito abaixo dos praticados em outras lojas virtuais

Evite descontos muito absurdos, que não condizem com aquilo que é praticado em outros e-commerces. Compare com outras lojas e, claro, opte pelo melhor preço. Mas se a diferença do preço médio foi muito grande, desconfie.

Busque por referências online, em grupos de debate no Facebook, vídeos no Youtube ou entre em contato com a loja, mas não arrisque a comprar sem ter certeza.

 

Quando finalizar a compra, saia do site

Sempre que finalizar a compra, efetue logout, ou seja, clique em “sair” do seu cadastro para deslogar do site. Isso evita que alguém acesse seu computador e utilize sua conta para realizar alguma compra sem o seu consentimento.

Seguindo essas dicas você será capaz de realizar compras online com segurança, sem expor seus dados a pessoas mal-intencionadas e assim aproveitar toda a comodidade de comprar online.

Utilize hashtag: #semanadainternetsegura para demonstrar que você  também faz parte do movimento que busca uma internet mais segura.

Não deixe de acessar a página oficial: https://www.semanadainternetsegura.com/

Comprar com segurança na internet

 

Leia também:

7 itens essenciais para identificar sites confiáveis ao comprar online

Você ensina seus filhos a comprar online? Deveria!

8 sinais de que você precisa de ajuda para comprar com segurança

, ,