site é seguro

Dicas de segurança na internet

Como se certificar de que um site é seguro?

11 out , 2018  

As compras na internet já fazem parte da vida de muitas pessoas, mas, mesmo assim, a segurança online ainda é um ponto de receio entre os e-consumidores. Saber que um site é seguro antes de informar qualquer tipo de informação pessoal ou bancária é fundamental para evitar vazamento de dados ou ação de pessoas mal-intencionadas.

Para que você não tenha problemas ao fazer suas compras online, nós reunimos neste artigo alguns pontos essenciais que vão atestar a segurança de uma loja virtual. Confira!

Procure pela certificação digital SSL

O primeiro passo já vai estar visível na barra de navegação. Você precisa olhar se na URL há o cadeado verde ou o protocolo “HTTPS”. Esses dois aspectos demonstram que o site tem o certificado digital SSL, que se trata de uma certificação que criptografa as informações contidas naquela página e torna a troca de informação mais segura.

Se o site não tiver SSL, o Google mostrará o termo “Não Seguro” antes da URL. Assim, fica mais fácil identificar essa falta de proteção e, também, saber que é melhor não informar seus dados nesta página já que eles estarão desprotegidos.

Um método complementar é o SSL EV que, além do cadeado verde, mostra antes da URL do site o CNPJ da empresa, que transmite ainda mais segurança e evita, principalmente, casos de phishing.

Consulte a reputação para ver se o site é seguro

Principalmente se não é uma página indicada por algum conhecido, é extremamente importante conferir se o site é seguro checando sua reputação na internet. Uma boa maneira de conseguir essa informação é por meio dos sites de reclamações, em que é possível verificar se os consumidores já tiveram problemas com a empresa e, principalmente, se foram atendidos.

Também é possível fazer essa checagem nas redes sociais, já que os usuários também têm a opção de fazer avaliações nesses canais. Outra forma é analisar a situação da empresa no Procon.

Verifique se o site possui um selo de segurança válido

Outro ponto importante para se certificar que um site é seguro é conferir se ele tem um selo de segurança válido. O Selo Site Blindado, quando consta como auditado, quer dizer que loja identifica e corrige as vulnerabilidades, tornando a experiência de compra mais segura para seus clientes.

Para garantir que o site realmente tem um selo válido, é preciso conferir se, junto à imagem, há a data atual. Além disso, você deve conseguir clicar nele, que te levará para a página da Site Blindado, onde será possível ter certeza da sua proteção.

Gostou das dicas? Então compartilhe nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a comprarem com segurança!

 

, ,