site invadido

Segurança de site e e-commerce

Site invadido: 3 dicas sobre o que fazer para resolver o problema

15 jan , 2019  

Seu problema atual é estar com o site invadido? Então, isso precisa ser resolvido com urgência. Seus dados, provavelmente, foram expostos a pessoas mal-intencionadas e, caso você lide com clientes, as informações dos consumidores também podem ter ficado vulneráveis. Ou seja, é uma situação muito ruim para a sua empresa em questão de segurança e credibilidade.

Sendo assim, os esforços para solucionar esse contratempo devem ser ágeis e eficazes. Por conta disso, reunimos aqui três dicas de como você deve proceder nesses casos. Confira!

1. Descubra qual tipo de problema atingiu o seu site

O primeiro passo é descobrir qual foi a intenção do hacker que invadiu o seu site. Cibercriminosos invadem sites para violar suas informações. Mas, em alguns casos, só querem mostrar que são bons nesse tipo de ataque. De qualquer forma, antes de resolver um problema é necessário saber qual ele é.

Insira o endereço de seu site na barra de pesquisa do Google para checar se, realmente, o problema que sua página está enfrentando é algum tipo de invasão. Caso realmente tenha sido, o resultado dessa “busca” irá fazer essa indicação.

2. Deixe o site invadido fora do ar por um tempo

Para evitar problemas maiores no site invadido, o ideal é que você deixe-o fora do ar por um tempo. Como aviso, comunique que estará em manutenção por um período, mas não deixe a mensagem de invasão, para não assustar os seus clientes/usuários. Essa ação também é importante para que os visitantes não sejam comprometidos com spam e malwares.

É importante também entrar em sua conta de administrador, olhar se o hacker criou logins novos e apagar todos eles.

3. Procure um especialista em segurança para te ajudar

Você tem a especialização para corrigir os problemas do seu site? Então, corrija o quanto antes. Mas, caso não tenha essa expertise, é preciso buscar um especialista que saiba que reconhecer que tipo de problema atingiu o site invadido e também que possa solucioná-lo de forma confiável e ágil.

Para se livrar de vez do problema, é necessário conhecer todos os tipos de spams e malwares que infectaram a página. Só assim será possível recuperar o site por completo. Além disso, é importante se preocupar com o futuro, para evitar que este tipo de contratempo aconteça novamente. Por isso, procurar uma empresa de segurança online é fundamental para manter o seu site livre de ataques hackers.

Agora que você já sabe quais devem ser os primeiros passos ao ter o site invadido, resolva o problema o quanto antes e não esqueça de, posteriormente, investir em prevenção. Continue acompanhando as nossas dicas e mantenha o seu site seguro!

Leia também:

Fraude via mobile: você sabe como se proteger?

Como mostrar ao consumidor que seu e-commerce é de confiança

Por que realizar o teste de invasão manual?

,