Segurança de site e e-commerce
Para explicarmos melhor a diferença entre os dois tipos de certificado digital SSL, vamos falar sobre o certificado em si.
Esse, basicamente criptografa os dados que estão em trânsito até chegarem no servidor, ou seja, ele embaralha os dados por meio de códigos, a informação original fica ilegível impedindo que mal intencionados possam interceptar e decifrar as informações que você inseriu no site.
Mas, existem diferentes tipos de certificado digital. O SSL simples criptografa os dados desde o browser até o servidor, esse disponibiliza um cadeado verde na URL do site, deixando também o http, com o S de security (segurança).
Já o SSL EV, o certificado digital com a validação extendida, além de realizar tudo que o SSL simples faz, verifica o domínio e a razão social, deixando a barra de navegação verde. Portanto, demora mais tempo para ser emitido, é necessário ser verificado pelo brazilbis. Esse tipo de certificação inibe alguns tipos de fraudes, ou seja, impede que pessoas mal intencionadas tentem enganar seus clientes. Esse tipo de certificado é muito comum em bancos e e-commerces de grande porte.
A diferença entre os dois, é basicamente o tempo de emissão e a percepção dentro do site. O EV, inibe o phishing e demonstra mais percepção de segurança pela barra de navegação ficar verde. Já o SSL simples, tem o mesmo tipo de segurança, mas a barra de navegação não fica verde, somente com o cadeado. Ambos criptografam do mesmo jeito e possuem o mesmo nível de segurança.
Independentemente do tipo de SSL, é importante que você contrate algum. Além de ser obrigatório caso informações pessoais transitem no seu site, a maioria dos abandonos de carrinho são causadas pela falta de segurança que o consumidor percebe. É importante transmitir credibilidade e percepção de segurança para o consumidor.
Conheça os certificados da Site Blindado:
segurança da informação, segurança para e-commerce, segurança para site, SSL