velocidade de carregamento

Segurança de site e e-commerce

Velocidade de carregamento x Segurança: existe correlação?

23 maio , 2019  

Desde 2018, o Google decidiu que a velocidade de carregamento de uma página deve ser um dos principais fatores de ranqueamento.

O ideal é que sites como e-commerces levem cerca de 2 a 3 segundos para carregar totalmente. Contudo, ainda é “aceitável” esperar no máximo 7 segundos, pois quanto maior a demora para abrir, maiores as chances do usuário desistir e você perder conversão.

Essa novidade se aplica, especialmente, para a navegação de celulares, pois é o dispositivo preferido dos brasileiros para acessar a internet.

Há diversos fatores que influenciam na velocidade de navegação. Mas será que a segurança é uma delas? Afinal, um site seguro fica mais lento ou mais rápido?

Velocidade de carregamento x estrutura do site

Acredite, vídeos e imagens estão entre os principais responsáveis por deixarem uma página lenta, afinal são arquivos mais pesados. Para evitar a situação, o e-commerce deve ser planejado e estruturado antes de ser desenvolvido.

De nada adianta um site ser bonito, mas ser lento. É melhor investir em um layout limpo, dar destaque aos produtos e a descrição.

Nesta etapa, redatores, designers e desenvolvedores precisam trabalhar juntos e encontrar uma solução, combinando beleza, simplicidade e desempenho.

Velocidade de carregamento x hospedagem

Se você quer seu e-commerce mais veloz, precisa evitar o uso de servidores compartilhados, ou seja, buscar uma hospedagem com servidor dedicado, que cuide exclusivamente do seu site.

Um servidor de internet ruim é tão prejudicial que não atrapalha apenas a velocidade de carregamento do site, mas sim todo o acesso à internet.

Velocidade de carregamento x site inseguro

Um site inseguro chama a atenção de hackers, ficando sujeito a vírus e malwares. Entre os problemas em ter o e-commerce invadido, estão:

  • Perda de credibilidade por parte dos usuários;
  • Posição ruim nos mecanismos de buscas;
  • Lentidão da página e erro no carregamento.

Em alguns casos, quando o usuário acessa um site hackeado, o vírus pode ser repassado ao próprio computador ou celular, a partir do download involuntário de arquivos.

Conclusão: segurança x velocidade: prejudica ou ajuda?

No geral, a segurança ajuda a manter ou aumentar a velocidade de carregamento do seu site. Como mostrado anteriormente, existe uma série de fatores que influência de forma negativa no desempenho e, sem dúvidas, a segurança não está na lista.

Então, nunca hesite na hora de contratar soluções em segurança para proteger seu e-commerce, porque assim você garante mais privacidade aos clientes, passa confiança e ganha credibilidade.

Faça como as grandes lojas virtuais do Brasil e procure especialistas para te auxiliar na proteção do site, sem sofrer com a perda de performance.

Leia também:

3 passos essenciais para ter um e-commerce de sucesso

Como mostrar ao consumidor que seu e-commerce é de confiança?

Como se certificar de que um site é seguro?

, ,