Dicas de segurança na internet
As novas gerações estão cada vez mais precoces no que diz respeito à utilização da tecnologia.
As crianças – mais cedo do quem outros tempos – tem ganho tablets e smatphones. Esse não deixa de ser um movimento natural de uma sociedade em constante mutação.
Mas esse acesso gera uma nova necessidade aos pais, eles agora precisam conversar sobre esse universo, que muitas vezes vai além de seu conhecimento. Falar de cuidados básicos é fundamental, como não falar com desconhecidos, evitar abrir e-mails suspeitos ou evitar compartilhar coisas sem checar a origem em redes sociais. Existem ONGs, como a Safernet, por exemplo, que dão direcionamentos e até apresentam cartilhas para lidar com esse tipo de situação.
Outro assunto que precisa fazer parte dessa conversa é justamente como comprar online com segurança.
A conversa pode iniciar mais básica, falando de uma realidade de seus filhos, sobre jogos online e chegar até as compras em lojas virtuais.
Não são raros os casos em que os desenvolvedores criam lojas online para vender itens que facilitem o jogo ou o transformem em fontes ilimitadas de diversão. Essas compras, geralmente, são feitas por meio da utilização de cartões de crédito, mas podem existir riscos se alguns cuidados não forem tomados. Listamos alguns deles:
Assim como jogos de smartphones, outro ponto de atenção deve ser as lojas de jogos dos próprios consoles, como Playstation Network e XBox Live Marketplace. A principal dica nesse caso é não deixar o cartão cadastrado na conta, evitando que sejam realizadas compras sem autorização. Sempre que seu filho solicitar um novo jogo, monitore o processo de compra.
Também vale ensinar seus filhos a comprar em e-commerces. Esse passo é básico, pois esse é um caminho natural para eles, que muito provavelmente vão utilizar dessa plataforma mais do que você.
Assim como você os ensinou a pegar o ônibus (ou irá ensiná-los), é preciso passar confiança para que as compras online não sejam uma dor de cabeça, e a explicação será simples, basta repassar essas regras:
Ao tomar esses cuidados, as chances de ser vítima de fraude ou ter qualquer outro problema serão bem menores. Ensinar isso para seus filhos é fundamental para que eles se tornem e-consumidores conscientes.
crimes virtuais, navegar na internet, segurança na internet, sites seguros para comprar