Dicas de segurança na internet

WhatsApp web é seguro? Saiba como se proteger!

8 nov , 2018  

Além do aplicativo utilizado em dispositivos móveis, o app de mensagens mais utilizado no país também pode ser usado pelo desktop. É por conta disso que muitos usuários estão em dúvida se o WhatsApp web é seguro ou não.

A resposta é bem simples na verdade. Afinal, nesses casos, o que determina se algo é ou não seguro é o local por onde ele é utilizado, sendo por meio de dispositivos móveis ou no próprio computador. Entenda melhor!

Como saber se WhatsApp web é seguro?

Como dissemos acima, o que vai determinar se o WhatsApp web é seguro ou não é o local onde ele está sendo utilizado. Como esse modelo é utilizado pelo computador, o que vai indicar se você tem proteção são as aplicações do desktop, se ele está vulnerável de alguma maneira a invasores ou se tem barrado vírus e outros ataques.

Ou seja, o WhatsApp utilizado na web só não será seguro se você usar um computador infectado, não tiver um bom antivírus ou se não ficar atento ao que recebe pelas mensagens trocadas. Veja como evitar problemas:

1. Nunca utilize o WhatsApp web em computadores ou redes públicas

Talvez você possa garantir que o WhatsApp web é seguro no seu computador ou na sua rede de internet. Porém, quando o acesso é feito por dispositivos ou redes públicas, não é possível ter certeza de sua segurança. Por isso, evitar é a melhor opção para não deixar seus dados expostos.

Se o seu dispositivo fica vulnerável, pessoas mal-intencionadas podem acessar suas conversas, roubar dados sigilosos, invadir o aplicativo para inserir vírus ou, até mesmo, enviá-los para quem está trocando mensagens com você.

2. Não baixe arquivos sem ter certeza que são seguros

Se os arquivos foram enviados por meio de mensagens de números desconhecidos, não baixe em hipótese alguma. Se forem enviados por contatos que você conhece, mas mesmo assim não tem certeza do teor do documento ou link enviado é melhor não clicar até ter certeza de que aquilo é confiável. Vale lembrar que muitos golpes são compartilhados pelo WhatsApp.

3. Garanta que o seu computador é um dispositivo seguro

Antes de acessar o WhatsApp web em seu computador, é preciso garantir que ele é seguro. O primeiro passo para isso, é contar com um bom e atualizado antivírus na máquina. Junto com ele, um firewall também atualizado deve fazer parte da sua proteção. Além disso, é importante que o sistema operacional do dispositivo esteja em dia, isso vai garantir que o restante das operações trabalhem da forma correta e evitem vulnerabilidades.

Pronto! Agora você já sabe que o WhatsApp web é seguro desde que o seu computador ou rede utilizada também seja. Então, usando ou não o aplicativo de mensagens em seu PC, é necessário sempre investir na proteção do dispositivo.

Continue acompanhando o blog da Site Blindado para ficar por dentro de várias dicas de segurança na internet!

, ,